A Festa do Rosário de Remanso, BA: Algumas palavras

Aproxima-se a Festa do Rosário, nome carinhoso das comemorações em louvor da padroeira de Remanso. São nove dias de preparação ao evento, as chamadas Novenas, cada dia dedicado a um segmento social. A grande praça em frente à igreja matriz é ocupada por fiéis e romeiros, sobretudo filhos da terra, que têm reencontro marcado a cada Festa do Rosário. O ápice ocorre em 30 de outubro, quando milhares de fiéis ocupam as ruas em procissão com cânticos e louvores. Todos querem tocar o andor que conduz a Padroeira e pedir as graças que se acharem merecedores. Ao final, início da noite, cerca de quinze mil pessoas tomam a praça para rogar saúde, retornar no ano vindouro e reencontrar os clérigos e amigos. Imaginem as saudades se tivéssemos certeza de que ao Remanso e à Festa do Rosário não retornaríamos nunca mais!
Exatamente aconteceu quando Remanso, Casa Nova, Pilão Arcado, Sento Sé e dezenas de comunidades/povoados distribuídos ao longo das margens do Francisco desapareceram sob as águas da Barragem de Sobradinho. O vazio sentimental e cultural permaneceu durante anos, até que as comunidades flageladas suplantaram a dor e reconstituíram a vida. No início, abraçamos com indecisão se a nova cidade seria ou não a nossa, se herdaria ou não nosso amor. Hoje, recriamos laços fraternais que fortalecem Remanso. Com participação decisiva da comunidade, sob a batuta de Padre José Benedito Rosa, recriou-se a Festa do Rosário de Remanso, grande evento no calendário religioso da Bahia.
Adaptando passagens do nosso livro Memórias de um Coroinha, publicado em 2005, recriamos, no formato literário de novela, intitulada A Promessa, o clima que antecedia a última Festa do Rosário, com um condicionante bem dramático: o desaparecimento da própria imagem da Padroeira extraviada ao longínquo Mato Grosso, para cidade com o mesmo nome Remanso.
A Promessa foi divida em quinze capítulos. Serão divulgados, a partir de 29 de setembro, às segundas, quartas e sextas feiras. Exceção à semana da Festa do Rosário, quando os últimos capítulos serão apresentados nos dias 26, 27 e 28 de outubro.
Inicialmente os textos serão divulgados em nossa página do facebook/astrogildomiag, Grupo ParasempreRemanso, em outros blogs/páginas e jornais on line que deliberem compartilhar. A divulgação é livre, sem restrições.
Para facilitar, todos os capítulos estarão disponíveis no site astrogildomiag.com.br, na aba blog.
CAPA

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.