A Santa do Pau Oco inicia quando as Legionárias de Maria resolvem fazer uma grande promessa para que as chuvas voltassem a cair no município de Remanso, no polígono das secas na Bahia. Prometem rezar três mil terços em 24 horas, na igreja matriz da cidade. Assim, após a novena das 19h iniciam o pagamento da promessa. Durante a madrugada, já tendo rezado mais de 1.200 terços, aparece-lhes uma visagem trocando as flores dos jarros do altar-mor. As legionárias em oração reconhecem a visão como sendo a Virgem Maria. No outro dia, toda a população discute os acontecimentos. O pároco, então, resolve convocar as autoridades municipais, do juiz ao diretor do ginásio, para conhecerem e discutirem os acontecimentos, gerando, ao final, uma ata acerca de tudo constatado, que seria levado ao bispo diocesano e ao santo Papa, em Roma, informando o aparecimento da Virgem. A expectativa era o município transformar-se em destino de romarias. Depois de muito humor e ironia, descobre-se que a visão aparecera mesmo, mas, não a santa. Era, como diz o povo, uma santa do pau oco.
São tantos os acontecimentos inusitados que tornam dificultoso uma síntese da história narrada no livro. Segundo o professor J. Simões, Doutor em Educação e Escritor, em resenha sobre a Santa do Pau, o livro “é uma narrativa carregada de humor, uma sátira ao comportamento humano. Os personagens são tipos, verdadeiros representantes dessas figuras ímpares que vivem no nosso imaginário e memória. Ocorrem fatos os mais variados sempre envolvendo problemas humanos, o que torna o livro uma análise psicológico e social desses agrupamentos humanos. Há vencedores e vencidos, os espertos — ou que se acham iluminados. E tudo emaranha-se em vivências, atitudes, estratégias políticas e resistência às fatalidades.
A trama é engraçada, lírica emotiva. O maior mérito é a habilidade do autor em trabalhar as palavras, retratar fatos, reproduzir falas – diálogos que engendram a trama e a tornam envolvente e forte. É uma narrativa fácil, predominantemente dialogada com a expressividade dos personagens interioranos, vocabulário regionalista que demonstra nesses “falares” a astúcia e sagacidade desses “simplórios” que constroem suas vidas com dificuldade. Tudo no livro torna-se hilário: o que é para ser triste, até mesmo um enterro, torna-se cenário de ironia, de comportamentos e ações denunciadoras da brejeirice da alma daquela gente, com seus pensares característicos, suas histórias quase sempre tristes, mas que, pela forma narrativa, tornam-se engraçadas, motivando o riso do leitor.
A paisagem e a linguagem são regionais, mas os fatos são universais. A expressão “santa do pau oco” é de domínio público como qualificação de mulher que se apresenta santa (pura, casta) e, ao se verificar a realidade, de santa ela nada tem. É um livro para se conhecer a alma humana desses brasileiros simples, mas cheios de energia, de poesia e ação. É o retrato de um pedacinho do Brasil. É uma leitura agradável, leve, que leva o leitor ao riso, ao bom humor.
Olá gostaria de ler este livro onde acho ele?
Olá, Nazileine!
Obrigado pelo interesse em ler A Santa do Pau Oco. A edição já não está disponível nas livrarias. Você pode adquirir a versão em e-book, basta entrar na loja virtual do próprio site astrogildomiag.com.br e realizar a compra. O e-book será disponibilizado após. Eu disponho de alguns exemplares. Posso mandar-lhe ao custo de R$ 30,00 já com despesas de frete. Interessando-lhe, entre em contato através do e-mail astrogildomiag@hotmail.com Mais uma vez, muito obrigado!
Os santos de pau oco tambem eram utilizados por contrabandistas para enviar moedas de ouro, pedras preciosas e outros tesouros para Portugal ou outras provincias do Brasil. Muitas fortunas teriam sido feitas a partir deste truque.
Perfeito, Hostin Italia! Isso aconteceu muito no Brasil império. Obrigado pela reminiscência!
Excelente artigo! Já visitei o seu blog outras vezes, porém nunca
tinha escrito um comentário. Pus seu blog
nos meus favoritos para que eu não perca nenhuma atualização.
Grande abraço!
Olá, Felipe, muitísimo obrigado! Estamos iniciando um processo de atualização e revigoração do nosso Blog. Breve teremos novidade. Obrigado pelo interesse! Abraço do Astrogildo Miag.